quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lenha na fogueira ao virar da página

O ex-chefe do Estado-Maior da Armada guineense, Contra-Almirante Bubo Na Tchuto, suspeito de tentativa de golpe de Estado (Agosto 2008) e que se encontrava exilado na Gâmbia, regressou ilegalmente ao país no dia 28 de Dezembro, estando neste momento refugiado nas instalações das Nações Unidas em Bissau.

Um comunicado do Conselho de Ministros declarava que o Governo, o Procurador-geral da República e as chefias militares se reuniram de urgência para discutir o assunto.

O Presidente da Republica, Malam Bacai Sanha (regressado ao país após três semanas em tratamentos médicos) comentou a situação política do país, e afirmou que o retorno do antigo chefe do Estado-maior da Armada se tratava de uma situação natural: «o regresso de Bubo ao país é normal, enquanto cidadão nacional que voltou à sua terra natal».

Bubo Na Tchuto é alvo de mandato de captura, e para além de suspeito de tentativa de golpe de Estado, encontra-se igualmente acusado de deserção.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Zamora Induta, considerou que a situação "é calma e sem motivos para alarme".

Assim termina o ano na Guiné-Bissau. As dúvidas e incertezas são muitas mas as expectativas são ainda maiores.

Votos de um 2010 em pleno para todos.

http://aeiou.expresso.pt/guine-bissau-ex-cema-acusado-de-tentativa-golpe-estado-regressa-ilegalmente-ao-pais=f554952

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=20590

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Feira da terra

A Tiniguena organiza em Bissau de 15 a 19 de Dezembro, em parceria com várias organizações nacionais e internacionais, a 2ª Feira da Terra, sob o lema “No Tera i no Fiansa – Tudo o que a Terra nos dá”.

Esta iniciativa, inserida na linha de intervenção mais ampla do projecto Kil ki di nos ten balur! que a Tiniguena e a sua parceira CIDAC concretizam em favor da valorização das produções agro-ecologicas guineenses, conta com os apoios da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.