terça-feira, 28 de outubro de 2008

Campanha eleitoral

A época da chuva aproxima-se a passos largos do seu fim na Guiné-Bissau. Os grilos já deram sinal de vida e começam a estar por todo o lado (ontem contei uns 30 só nos corredores e escadas) e no Ponto de Encontro já há gelados novos. Enquanto isso começou no passado Sábado a campanha eleitoral para as legislativas de dia 16 de Novembro e o nível da discussão e das preocupações é elevadíssimo como podem constatar. Dizia a Lusa esta semana:

“O nome do jogador português Cristiano Ronaldo está envolvido na campanha eleitoral para as legislativas na Guiné-Bissau, com alguns partidos a recorrem ao craque luso para "driblar" aqueles que dizem ser o Zidane da política. "Um candidato do PAIGC diz que é o Zidane da política guineense, nós não temos e nem queremos ter o Zidane, que é velho e já retirado dos relvados, nós temos o Cristiano Ronaldo que é o melhor do mundo", afirmou Batista Té, candidato a deputado pelo Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento (PRID) às legislativas de 16 de Novembro. Batista Té respondia desta forma às farpas de Baciro Dabó, dirigente e candidato a deputado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que diz ser o Zidane da política guineense ao ponto de se chamar agora Zidane Dabó. "A partir de agora o meu nome completo é Baciro Zidane Dabo. Ou simplesmente Zidane Dabó", afirmou o dirigente do PAIGC, num comício da pré-campanha em São Domingos. "O Baciro diz que ele é o Zidane, eu sou o Ronaldo. O Zidane é velho e o Ronaldo é novo e melhor do que o Zidane que já arrumou as botas. Mas, ainda vamos ver quem é o melhor durante a campanha, se é o Zidane ou se é o Cristiano Ronaldo", afirmou, Ibraima Sori Djaló do Partido da Renovação Social (PRS) num comício popular em Farim.

A utilização dos nomes de craques da bola nas acções de campanha é tanta que nalguns casos alguns dirigentes e candidatos a deputado já não são tratados pelos respectivos nomes de baptismo.

"Agora vai falar o Zidane Dabó", é desta forma que são anunciadas as entradas em cena do antigo ministro da Administração Interna guineense, nos comícios do PAIGC pelo interior do país. "Olha o Cristiano Ronaldo do PRID", alusão a Batista Té, actual secretário de Estado da Energia.”

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9d214ae7d5073208ebd924.html

A procissão vai no adro mas promete.

1 comentário:

Clara H. disse...

A campanhã da Guiné comparada com a dos Estados Unidos , parece a da G. muito mais forte e criativa.
Quem é que por aí faz o papel da D. Dolores?
....aí, aí ,aí vou chegar aí para os ultimos comicios, mesmo a tempo de apoiar o Figo se também tiver por aí em casmpanhã .
1 abraço.
Clara