quinta-feira, 31 de julho de 2008

Chuva da época

A época das chuvas em Bissau é molhada e bastante generosa. Pode chover o dia todo e ficar tudo alagado como pode chover só meia hora e ficar tudo alagado. Num bom dia de chuva em Bissau pode-se ir à piscina de manhã e jogar ténis à tarde. Ou ir no fim de semana almoçar a Uaque ou Quinhamel e jogar futebol ao fim do dia. O que é preciso é ter espírito. Há muita coisa que se pode fazer à chuva ou nos intervalos. E embora haja quem diga que é mais tempo, a época das chuvas aqui são só 3 meses.

Um dia destes choveu bastante e soube bem ir à varanda. Deixo algumas fotografias para ilustrar. É o estado em que fica a minha rua duas ou três vezes por semana. Talvez agora algumas pessoas percebam melhor o que significa dizer que às vezes é difícil sair de casa, principalmente à noite.





Regresso daqui a uns dias. Aproveito o feriado da Batalha de Pidjiguiti e vou até Cabo Verde.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Barrete vermelho

Koumba Yalá é conhecido como o líder político do barrete de lã vermelho na cabeça (sinal que distingue os "iniciados" da etnia balanta) mas é também conhecido por outros motivos e pela sua extravagância e imprevisibilidade. Quem segue com alguma atenção a história da Guiné-Bissau ou mesmo os temas de relações internacionais já teve oportunidade de se deparar com esta personagem. É ex-Presidente da República da Guiné-Bissau e deixou o cargo após o golpe militar de 14 de Setembro de 2003. O seu mandato não deixou as melhores lembranças para muitos.

Koumba Yalá tem muito orgulho no seu percurso académico, tendo estudado Teologia, Filosofia, Ciências Sociais e Direito. Fala 6 línguas pelo menos.

É actualmente Presidente do Partido de Renovação Social (PRS). Regressou recentemente ao país após 3 anos de exílio e converteu-se este mês ao Islamismo numa cerimónia que decorreu em Gabu (Nordeste) e à qual assistiram mais de três mil muçulmanos.

Este evento ficou marcado por alguma confusão devido ao excesso de pessoas que se deslocaram ao local. Após a sua primeira reza como muçulmano, Mohamed Ialá Embaló (o seu novo nome) procedeu ao seu recenseamento eleitoral, fazendo então uma pequena declaração aos jornalistas: "Sou um profundo conhecedor das religiões mas, a partir de hoje, sou um muçulmano convicto". Questionado ainda sobre se a sua conversão se devia a motivos políticos, Koumba Ialá negou: "Não tem nada a ver com a política. Cada um é livre de escolher a religião que quiser".


No exercício das minhas funções estive reunido um dia destes com este antigo Presidente. Um encontro com muito interesse. Ficam algumas fotografias.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Operação Bissalanca

"Uma equipa da Interpol francesa e angolana e das americanas FBI e DEA está - desde terça-feira - a apoiar a Polícia Judiciária guineense na busca de uma quantidade de droga ainda por avaliar, desembarcada na semana passada no aeroporto de Bissau por um avião bimotor proveniente da Venezuela.

O aparelho em questão sofreu uma avaria e uma segunda aeronave venezuelana veio para efectuar a reparação. Os pilotos, bem como um venezuelano residente no país, foram detidos pela PJ local, Estes teriam declarado que a carga, supostamente medicamentos, fora entregue a um grupo de militares. Contudo, as autoridades policiais dispõem da informação de que se tratou de mais uma operação de tráfico de droga. Além dos três venezuelanos, dois responsáveis da torre de controlo do aeroporto estão detidos há uma semana - e pelo menos dois elementos da Força Aérea guineense, entre os quais um oficial superior, deviam ser ouvidos pela Judiciária. Há rumores de que o vice-chefe de Estado-Maior da Força Aérea, coronel Papa Câmara, foi notificado para interrogatório. Reagindo à detenção dos dois controladores aéreos, um funcionário do aeroporto comentou que a polícia «anda a brincar com a gente. Eles sabem quem ficou com a droga».

São escassas as declarações oficiais sobre o assunto. Está-se perante uma operação de grande envergadura, como atesta o rápido envolvimento de polícias estrangeiros. Os assessores policiais e militares das Nações Unidas na Guiné-Bissau também estão a apoiar as investigações.

Uma fonte policial revelou ao Expresso que a PJ tem a situação sob controlo. «A droga não saiu de Bissau», garantiu a fonte, adiantando que a Judiciária está carente de homens e equipamentos e impedida de actuar contra os narcotraficantes, porque a «droga está sob a vigilância de homens armados». Suspeita-se que os tais «homens armados» sejam militares. Daí o apelo à ajuda da Interpol e, sobretudo, aos americanos do FBI e da DEA, a polícia antidroga. Se for provada a cumplicidade militar, não se exclui a hipótese de serem lançados mandados de captura internacional, para evitar um confronto directo entre a polícia guineense e os militares, capaz de desestabilizar o país.

Este caso dos dois aviões venezuelanos deu-se cerca de duas semanas depois da PJ ter dado conta do desembarque de droga por uma embarcação no litoral da região ocidental de Biombo, muito próxima da capital. (...)

Na terça-feira, o chefe do escritório de Dakar da Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) na África Ocidental e Central, o italiano Antonio Mazzitelli, disse à rádio pública francesa RFI que a Guiné-Bissau é «a principal porta de entrada» de cocaína na África Ocidental. Mazzitelli precisou que, há quatro ou cinco anos, a África Ocidental vem sendo utilizada pelos narcotraficantes latino-americanos como local de armazenamento e venda de droga." (...)

http://aeiou.semanal.expresso.pt/1caderno/internacional.asp?edition=1865&articleid=ES298192

domingo, 27 de julho de 2008

Rubane à chuva

A viagem tinha como destino Cap Skirring no Senegal. Um dia destes quando estávamos todos com as malas preparadas para partir recebemos a notícia de que a jangada tinha afundado. Coisas que acontecem em todo o lado mas que aqui demoram um pouco mais a serem resolvidos. Não havendo grandes soluções para atravessar o rio em S. Vicente e chegar à fronteira Norte, fomos para as ilhas. O mês de Julho não é o mês perfeito mas não foi isso que impediu nova ida até Bubaque e Rubane. Tudo se resolve em pouco tempo. A época aqui é baixa.



Tomar banho no mar quente à chuva também tem o seu encanto. Junta-se um grupo simpático e fazemos fim de semana diferente. A habitual quantidade de muito peixe e preços muito convidativos. Não digo para não chocar.

Já de regresso, entre outros pontos altos, tivemos um parto a bordo do Expresso dos Bijagós.

Final do Pacto

Bissau, 27 Jul (Lusa) - "O gabinete político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) decidiu hoje retirar-se do Pacto de Estabilidade, que forma o actual governo tri-partido em funções, o que pode provocar a queda do executivo.

"O Bureau Político votou por maioria a retirada imediata do PAIGC do Pacto de Estabilidade Político Nacional e do Acordo de Estabilidade parlamentar e governativa, mandatando o presidente do partido para formalizar a decisão", refere aquele órgão do maior partido guineense em comunicado enviado à agência Lusa.

Na sequência desta decisão, cabe agora ao presidente do PAIGC, Carlos Gomes Junior, notificar o Partido de Renovação Social e o Partido Unido Social Democrata, que juntamente com o PAIGC formam governo, da saída da formação política do pacto de estabilidade, realizado em Fevereiro de 2007.

Fonte do PAIGC contactada pela agência Lusa explicou que a retirada do PAIGC do Pacto de Estabilidade "provoca a queda dos elementos indicados pelo partido para o governo", nomeadamente o primeiro-ministro, Martinho N'Dafa Cabi. " (...)

Notícia completa em:
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200807278591376

El Juego del Angel

Deixo uma sugestão de leitura. O novo romance de Carlos Ruiz Zafón. Muito bom. Obrigado pelo presente. Disseram-me que ainda só existia no original mas ainda sabe melhor.

“En la turbulenta Barcelona de los años 20 un joven escritor obsesionado con un amor imposible recibe la oferta de un misterioso editor para escribir un libro como no ha existido nunca, a cambio de una fortuna y, tal vez, mucho más.

Con estilo deslumbrante e impecable precisión narrativa, el autor de La Sombra del Viento nos transporta de nuevo a la Barcelona del Cementerio de los Libros Olvidados para ofrecernos una gran aventura de intriga, romance y tragedia, a través de un laberinto de secretos donde el embrujo de los libros, la pasión y la amistad se conjugan en un relato magistral.”

http://www.eljuegodelangel.com/

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Banhos no Saltinho

Saltinho fica no rio Corubal e é mais um dos lugares paradisíacos da Guiné-Bissau. Uma zona com muitas rochas, correntes e quedas de água no meio de muita selva verde. Fica a 25 kms a sudeste de Xitole, junto à aldeia de Mampatá. Nesta época de chuvas o rio tem muita água e um caudal forte mas em algumas zonas forma grandes lagos onde se pode tomar banho e aproveitar as pequenas cascatas. Para completar o postal temos como vista uma ponte com marca portuguesa do tempo do General Craveiro Lopes. Na época colonial foi também local de confrontos, marcando uma linha de fronteira.


A viagem a partir de Bissau demora pouco mais de duas horas e durante esse tempo desfrutamos da verdadeira paisagem africana. Ficamos absorvidos e as imagens que nos lembramos de ver na televisão estão ali à nossa frente.

Encontram-se crianças de todas as idades pelo caminho e algumas no próprio rio mas ao contrário do que se possa pensar a maioria não está a brincar ou a tomar banho. Não há tempo exclusivo para isso e a maior parte tem de trabalhar, apenas nos intervalos aproveitam para se divertir, conversar e tomar banho. Umas pescam com as mulheres mais velhas outras lavam a roupa com as mulheres mais velhas… os homens têm por habito não fazer nada.


Para completar o programa existe também muito perto um pequeno hotel de apoio, onde se pode comer excelentemente e em doses que chegam para três. Éramos seis de várias nacionalidades e tivemos direito a garoupa, cabrito e leitão.

No regresso chuva tropical para animar a festa.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Música no hospital

Escrevo ao som de Eddie Vedder com a imagem do autocarro. Há várias semelhanças.

Fui esta semana ao Hospital Simão Mendes. Não vou descrever quais são as condições de trabalho ou aquilo que faz falta no hospital. É preciso lá ir para perceber. A ideia de qualquer maneira não era perceber como pode este ser o melhor hospital da Guiné-Bissau quando praticamente não há lá nada mas sim estar com as crianças doentes que estão na Pediatria e assistir ao concerto do Nino Gallissa.

Ao contrário do que seria de esperar há muitos rostos felizes e que emocionam só de olhar. A impressão deixada por algumas situações fica para segundo plano. O concerto vem na sequência das actividades desenvolvidas por um grupo de jovens e menos jovens que se organizam e preparam algumas actividades para as crianças do hospital. Muitos são espanhóis e procuram todas as semanas entreter as crianças com jogos, artes plásticas, teatro, ou simplesmente com a sua presença e conversa.


As sensações são muitas. Há alegria mas também algum sentimento de impotência por não se fazer mais. É contagiante ver os sorrisos dos bebés e crianças e responder às perguntas das mães. Todos querem fotografias e muitos saltam-nos para o colo. Há muitas ligaduras, alguns gessos, pensos, bronquites, tosses, amputações, desidratação, malária. Não há separação de doentes e muitos estão na rua.

O cantor Nino Galissa é guineense e vive actualmente em Espanha. Toca kora, um instrumento tradicional e que praticamente desapareceu da Guiné-Bissau. Pensa-se que só 3 pessoas o sabem fazer actualmente. Brevemente irá começar um projecto no país desenvolvido por ele que entre outros objectivos servirá para ensinar a tocar este instrumento. Segundo o seu site oficial:

“La kora es el más bello y conocido instrumento de cuerda de todo el oeste africano. Pertenece a la cultura griot y proviene de las cortes reales de centenares de años atrás. Su origen, su sonido, su razón de ser y el contexto en el que fue creada, le confiere un valor único. Los materiales usados tienen también su significado con lo que vemos la importancia de la música: La calabaza que usan para el cuerpo del instrumento, simboliza la Tierra; la madera usada para el cuello y el puente, junto con las tiras que sostienen las cuerdas, representan las plantas; el cuero con el que se tapa la calabaza a modo de tambor, representa los animales; y el hierro usado para el anillo que sujeta las cuerdas representa la magia. Es parecido a una arpa pero es interpretada más bien como una guitarra flamenca. Está hecha con la coraza de media calabaza y cubierta parcialmente con cuero. Tradicionalmente tiene 21 cuerdas alineadas en dos filas, una para cada mano; para interpretar una escala, se pulsan alternativamente una cuerda de cada lado puesto que las notas consecutivas pertenecen a filas distintas. Tiene dos postes uno a cada lado sobre los que se fijan las manos. Para las cuerdas se usa hilo de pescar que le da un tono brillante. Las 21 cuerdas están atadas a un aro de hierro que rodea el mástil inferior. Los distintos tonos musicales se consiguen subiendo y bajando los aros de cuero que rodean al mástil y a los que están sujetas las cuerdas, dando distintas tensiones a cada cuerda.”

Deixo o link com o site oficial: http://www.griotsound.com/default.asp

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quinhamel tour

No fim de semana passado combinei passeio multicultural de bicicleta em Quinhamel. Éramos quatro e quatro nacionalidades diferentes. Foram quase duas horas por estradas de terra batida e alguns buracos e lama, tabancas, muitas crianças a correr e jogar à bola e paisagens surpreendentes.


Antes já tinha ido com outro grupo comer as habituais ostras na brasa de Quinhamel. Um dos programas típicos de fim de semana em Bissau.

Depois visita à Artiss@l – panos da Guiné Bissau. Vale a pena visitar e descobrir uma oficina tradicional. Há tecidos de todas as cores. Como diz um dos seus folhetos: A Associação Artissal – Associação para a divulgação e promoção da tecelagem tradicional guineense, está situada em Quinhamel, região de Biombo, Guiné-Bissau. Criada em Novembro de 2004, a Artissal tem como áreas de intervenção a salvaguarda do património cultural e promoção da criação artística, sensibilização e formação das comunidades visando a promoção do associativismo e de actividades económicas e socioculturais geradoras de rendimento. (…) Junto à comunidade local a etnia Papel da Guiné-Bissau, desenvolve-se, num processo combinado de produção e investigação, a recolha e reprodução de padrões antigos da panaria tradicional, através de uma abordagem diferente nunca antes exprimentada. Essa nova abordagem do pano tradicional Papel refere-se à sua textura fina, conseguida graças ao processo de tecelagem num fio só e à criação de uma palete de cores que lembra o sol, o mar e a areia, a terra vermelha e o pôr do sol das terras de Amilcar Cabral.



Podem encontrar informação em: http://www.cidac.pt/InformacaoArtissalQuinhamel.pdf

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cidade cultural

Estava eu a ler com a A. e mais algumas pessoas o Anunciador, jornal escolar de referência do Liceu Dr. Rui de Barcelos, quando me deparo com o seguinte texto que não resisto em partilhar: “Em negócios, como turistas ou para visitar familiares e amigos, são cada vez mais os visitantes (estrangeiros e nacionais) que chegam à cidade de Bissau. Para uma estadia mais curta ou mais prolongada, há diversas opções para passar o tempo em Bissau: visitar monumentos de referência histórica, fazer desporto, assistir a espectáculos variados, tomar um café ou um refresco, repousar, dançar, entre outros…”

Não imaginam as filas de espera para visitar o Palácio Presidencial, os museus e igrejas (entre outros...). Ao fim de semana é para esquecer. Pior do que em Paris ou Amesterdão. Só mesmo com bilhete reservado... A Turangra devia pensar mais neste destino.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Bissau crumble

Venho de jantar numa das casas que melhor serve em Bissau. Não é para todos. Era ver passar empadões de atum, salada com queijo, espetadas de fruta e apple crumble. Tal e qual os melhores restaurantes do outro mundo. Também tivemos direito a desfile de sapatos da M pequena. Obrigado mais uma vez pelo convite.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Massagens holísticas

O Hotel Azalai 24 de Setembro por enquanto funciona como quartel-general da Missão (da UE para a Reforma do Sector de Segurança da Guiné-Bissau), uma vez que as nossas futuras instalações ainda estão para obras… e pelos vistos ao ritmo guineense em competição com a burocracia de Bruxelas, vão continuar. Mas esta história fica para depois e um dia destes escrevo sobre o meu local de trabalho. Hoje deixo um folheto, que se pode encontrar no referido Hotel, de publicidade às massagens holísticas que ali podem ser desfrutadas. Absolutamente a não perder em Bissau. O texto é precioso, deixo em destaque duas pérolas:

Massagem Leflex
Nos usamos nossos polegares para fazer o leflex de todas as junções do corpo que são enrijecidas e os músculos que se desgasta dos atletas incluindo.

Massagem de cellulite
Nos utilisamos os polegares para quebrar toda a gordura excessiva crescida no nosso corpo e derrete-mo la para fora.