segunda-feira, 21 de julho de 2008

Banhos no Saltinho

Saltinho fica no rio Corubal e é mais um dos lugares paradisíacos da Guiné-Bissau. Uma zona com muitas rochas, correntes e quedas de água no meio de muita selva verde. Fica a 25 kms a sudeste de Xitole, junto à aldeia de Mampatá. Nesta época de chuvas o rio tem muita água e um caudal forte mas em algumas zonas forma grandes lagos onde se pode tomar banho e aproveitar as pequenas cascatas. Para completar o postal temos como vista uma ponte com marca portuguesa do tempo do General Craveiro Lopes. Na época colonial foi também local de confrontos, marcando uma linha de fronteira.


A viagem a partir de Bissau demora pouco mais de duas horas e durante esse tempo desfrutamos da verdadeira paisagem africana. Ficamos absorvidos e as imagens que nos lembramos de ver na televisão estão ali à nossa frente.

Encontram-se crianças de todas as idades pelo caminho e algumas no próprio rio mas ao contrário do que se possa pensar a maioria não está a brincar ou a tomar banho. Não há tempo exclusivo para isso e a maior parte tem de trabalhar, apenas nos intervalos aproveitam para se divertir, conversar e tomar banho. Umas pescam com as mulheres mais velhas outras lavam a roupa com as mulheres mais velhas… os homens têm por habito não fazer nada.


Para completar o programa existe também muito perto um pequeno hotel de apoio, onde se pode comer excelentemente e em doses que chegam para três. Éramos seis de várias nacionalidades e tivemos direito a garoupa, cabrito e leitão.

No regresso chuva tropical para animar a festa.

1 comentário:

joaquim disse...

O primeiro sitio onde estive quando cheguei á Guiné, foi precisamente no Xitole.
Iamos muitas vezes ao Saltinho e "invejávamos" ao nossos camaradas de armas, o lindissimo sitio onde estavam.
Fiz assim muitas vezes essa estrada e toda essa região é muito bonita.
À saída do Xitole para Bambadinca, passados poucos Kms há uma ponte, que chamávamso a Ponte dos Fulas. Para o lado direito, embrenhando-se na mata e antes da enorme bolanha, havia uma grande mata de cajueiros que era um sitio lindo onde o macaco cão "reinava".
Noutro blogue que temos, www.pontedosfulas.blogspot.com, existem também fotografias dos rápidos do Cusselinta onde se ía tomar banho.
Vou passeando na Guiné levado nas suasa viagens.
obrigado.
Abraço amigo
Joaquim Mexia Alves