quarta-feira, 30 de julho de 2008

Barrete vermelho

Koumba Yalá é conhecido como o líder político do barrete de lã vermelho na cabeça (sinal que distingue os "iniciados" da etnia balanta) mas é também conhecido por outros motivos e pela sua extravagância e imprevisibilidade. Quem segue com alguma atenção a história da Guiné-Bissau ou mesmo os temas de relações internacionais já teve oportunidade de se deparar com esta personagem. É ex-Presidente da República da Guiné-Bissau e deixou o cargo após o golpe militar de 14 de Setembro de 2003. O seu mandato não deixou as melhores lembranças para muitos.

Koumba Yalá tem muito orgulho no seu percurso académico, tendo estudado Teologia, Filosofia, Ciências Sociais e Direito. Fala 6 línguas pelo menos.

É actualmente Presidente do Partido de Renovação Social (PRS). Regressou recentemente ao país após 3 anos de exílio e converteu-se este mês ao Islamismo numa cerimónia que decorreu em Gabu (Nordeste) e à qual assistiram mais de três mil muçulmanos.

Este evento ficou marcado por alguma confusão devido ao excesso de pessoas que se deslocaram ao local. Após a sua primeira reza como muçulmano, Mohamed Ialá Embaló (o seu novo nome) procedeu ao seu recenseamento eleitoral, fazendo então uma pequena declaração aos jornalistas: "Sou um profundo conhecedor das religiões mas, a partir de hoje, sou um muçulmano convicto". Questionado ainda sobre se a sua conversão se devia a motivos políticos, Koumba Ialá negou: "Não tem nada a ver com a política. Cada um é livre de escolher a religião que quiser".


No exercício das minhas funções estive reunido um dia destes com este antigo Presidente. Um encontro com muito interesse. Ficam algumas fotografias.

3 comentários:

Pedro Pessanha disse...

No nosso burgo temos as festas do barrete vermelho mas em nada se assemelham aos princípios que determinam a vida de Kumba Yalá.
A pergunta que se faz é o que seria dele sem esse barrete? Nunca uma cor e um adereço foram tão relevantes.
abraços,

Pedro

Pedro Pessanha disse...

Assim de repente aparece na foto a figura de Hitler, disfarçado de fato e grvata. Coincidencias...

Miguel disse...

Há quem diga que ele ainda anda por aí...