sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quinhamel tour

No fim de semana passado combinei passeio multicultural de bicicleta em Quinhamel. Éramos quatro e quatro nacionalidades diferentes. Foram quase duas horas por estradas de terra batida e alguns buracos e lama, tabancas, muitas crianças a correr e jogar à bola e paisagens surpreendentes.


Antes já tinha ido com outro grupo comer as habituais ostras na brasa de Quinhamel. Um dos programas típicos de fim de semana em Bissau.

Depois visita à Artiss@l – panos da Guiné Bissau. Vale a pena visitar e descobrir uma oficina tradicional. Há tecidos de todas as cores. Como diz um dos seus folhetos: A Associação Artissal – Associação para a divulgação e promoção da tecelagem tradicional guineense, está situada em Quinhamel, região de Biombo, Guiné-Bissau. Criada em Novembro de 2004, a Artissal tem como áreas de intervenção a salvaguarda do património cultural e promoção da criação artística, sensibilização e formação das comunidades visando a promoção do associativismo e de actividades económicas e socioculturais geradoras de rendimento. (…) Junto à comunidade local a etnia Papel da Guiné-Bissau, desenvolve-se, num processo combinado de produção e investigação, a recolha e reprodução de padrões antigos da panaria tradicional, através de uma abordagem diferente nunca antes exprimentada. Essa nova abordagem do pano tradicional Papel refere-se à sua textura fina, conseguida graças ao processo de tecelagem num fio só e à criação de uma palete de cores que lembra o sol, o mar e a areia, a terra vermelha e o pôr do sol das terras de Amilcar Cabral.



Podem encontrar informação em: http://www.cidac.pt/InformacaoArtissalQuinhamel.pdf

3 comentários:

Tandler disse...

Obrigada pela força e a foto linda do atelier Mariana Ferreira Directora Artissal

Miguel disse...

Cara Mariana, muito obrigado pelo comentário. Terei todo o gosto em enviar-lhe mais fotografias do seu atelier. Para que email? E quando a vir digo-lhe quem sou eu. M

Pamela disse...

Esplêndido o trabalho desenvolvido pela ARTISSAL! parabéns pelas lindas fotos...