Foi um grande jogo de futebol com muita emoção e golos. Na 1ª parte domínio dos Balantas que terminaram os primeiros 45 minutos a vencer por duas bolas. Ambos os golos de refinada qualidade técnica. O inaugural uma bicicleta executada na perfeição, o outro um remate da esquina da entrada da área sem hipóteses para o guarda-redes. Seriam revistos uma dúzia de vezes no Domingo Desportivo ou nos Donos da Bola. O 2º tempo foi diferente. O Benfica reagiu e recuperou a desvantagem. O jogo estava empatado a duas bolas. Foi resultado que durou pouco. Alguns minutos depois os Balantas em contra-ataque colocavam o marcador a seu favor. Mais uma bonita jogada de entendimento da frente avançada.
A emoção era enorme no Estádio 24 de Setembro. Sinceramente fiquei com a sensação de que muitos daqueles que gritavam e festejavam os golos de um clube festejavam também os do outro. Deu para tirar algumas fotografias. Ficam para mais tarde. Não havia gelados ou queijadas para comprar mas não deixava de haver vendedores…
No final a sorte sorriu aos Balantas de Mansoa. Curiosamente equipados à Belenenses e os adeptos com a cruz e bandeiras dos Azuis de Belém. Equipa e apoiantes celebraram em conjunto a conquista do campeonato. Houve natural invasão de campo. Em poucos segundos deixou de se ver relva (por sinal bem alta) e um mar de gente ocupou o relvado. A festa continua.
Ps. Em breve espero enviar, tal como solicitado, a classificação final. Aqui os jornais não são diários...
3 comentários:
O Clube de Futebol Os Balantas nasceu em 18 de Setembro de 1946, sendo a filial n.º 13 do Clube de Futebol Os Belenenses, por isso equipa de azul e com a cruz de Cristo ao peito.
Na época 1959/60 conquistou o seu primeiro campeonato da (na altura) Província da Guiné, depois de se ter sagrado campeão da zona norte (venceu na final, por 1-0, ao Futebol Clube de Cantchungo).
Na época seguinte (1960/61) revalidar os títulos de campeão, tanto da zona norte como da Província da Guiné.
Na época seguinte, alcança de novo a proeza de vencer o campeonato da zona norte e da Província da Guiné, juntando-lhes a taça Jornal Arauto (bateu na final, por 6-3, o Futebol Clube de Cantchungo, num jogo disputado em Bissau, no então Estádio Sarmento Rodrigues, actual Lino Correia).
Nas épocas 1963/64 e 1964/65, elevou para cinco o número de conquistas do campeonato da zona norte e para três o número de vezes em que foi campeão de toda a Província da Guiné.
Com o início da Guerra, não foi possível realizar o campeonato da zona norte (entre 1965 a 1969).
Na época 1969/70, o CF Os Balantas participou no campeonato provincial, classificando-se na segunda posição (recordamos os nomes dos participantes, para além do Balantas: Benfica de Bissau, Sporting de Bissau, Ajuda Sport, Ténis Cube, Ancar, UDIB e Sacor; por causa da guerra, o FC Cantchungo não participou).
Na época seguinte venceu a taça da Província da Guiné e qualificou-se para a taça de Portugal.
Um ano volvido volta a conquistar o título de campeão provincial, o seu último título provincial.
Os Balantas orgulham-se de ter vencido o primeiro campeonato da República da Guiné-Bissau, na época 1974-75, conquistando também a primeira taça de Pindjiquit.
O clube de Mansôa voltaria a vencer o campeonato em 2006, antes do título deste ano, mas, curiosamente, nunca conquistou a taça nacional.
Gostei das fotos! São da tua autoria?
Cara Isa, as fotos publicadas no blog são todas da minha autoria (excepto uma ou outra em que eu apareço). Caso publique alguma imagem ou fotografia aqui terei sempe o cuidado de mencionar a proveniência e autor (ao contrário do que muitos fazem...). Obrigado pelo comentário.
Um abraço,
Miguel
Enviar um comentário