domingo, 5 de julho de 2009

Mistérios que a história repete

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou que Malam Bacai Sanha e Kumba Yala são os dois mais votados, entre os 11 candidatos que concorreram às eleições de dia 28 de Junho e vão por isso disputar a segunda volta das presidenciais no país.

De acordo com os resultados provisórios anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral, o candidato Malam Bacai Sanha, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), obteve 39,59% (133.786 votos), e Kumba Yalá, apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS), alcançou 29,42% (99.428 votos). Segundo os dados da CNE, o terceiro candidato mais votado foi Henrique Rosa, que obteve 24,19% (81.751 votos).

A abstenção rondou os 40%, um número que embora faça inveja a muitas democracias ocidentais, nunca foi visto na história eleitoral do país. As razões apontadas para este facto são muitas e passam pela instabilidade política-militar vivida no país, o medo instalado depois das mortes de Baciro Dabó e Helder Proença, o descrédito das instituições, a chuva que se fez sentir durante o dia do escrutínio, a perda de cartão eleitoral pós eleições legislativas de Novembro ou a campanha do caju. Estavam inscritos 593.765 guineenses mas apenas 356.340 se deslocaram às mesas das assembleias de votos.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau anunciou ainda no dia 4 de Julho, em conferência de imprensa, que a segunda volta das eleições presidenciais no país está marcada a para 26 de Julho. O Presidente da CNE, afirmou também na ocasião que os resultados eleitorais, anunciados quinta-feira, dia 2 de Julho, não tinham sofrido qualquer contestação.

A campanha eleitoral, segundo a CNE, tem início na próxima sexta-feira, 10 de Julho.

Aconselho ainda a leitura do artigo o “Homem do barrete que dá a volta a situações impossíveis” publicado pelo DN este fim de semana, que pode ser encontrado no primeiro link:

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1293544&seccao=CPLP

http://aeiou.expresso.pt/guine-bissau-candidatura-de-kumba-iala-pronta-para-segunda-volta-contra-malam-bacai-sanha=f524006

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/524470

Sem comentários: