sábado, 25 de julho de 2009

Segunda volta

Amanhã é novamente dia de eleições e os eleitores guineenses vão às urnas para escolher o futuro Presidente da Guiné-Bissau. A disputar o lugar estão os antigos Chefes de Estado, Malam Bacai Sanha (PAIGC) e Kumba Yalá (PRS).

Na 6ª feira terminou a campanha eleitoral. Como habitualmente, as últimas actividades de campanha com a presença dos candidatos decorreu no centro de Bissau. Tal como na 1ª volta milhares de pessoas participaram nos dois comícios e mais uma vez estes foram organizados a escassos 300 metros de distância. As ruas em redor foram parcialmente interditadas e foram controladas pelas forças de segurança e defesa do país. A separaração da massa de apoiantes era feita através de um cordão policial e militar que seria sem dúvida insuficiente caso não fosse a população guineense bastante pacífica. Felizmente não houve registo de qualquer incidente, nem ontem nem durante as ultimas semanas. Correu tudo dentro da normalidade e ninguém foi assassinado, como dizia um dos candidatos. No entanto foram vários os apelos da sociedade civil e da Comissão Nacional de Eleições à moderação da linguagem por parte dos candidatos e seus apoiantes durante a campanha.

Ficam alguns momentos de ontem em imagens.












A acompanhar o processo eleitoral estão mais de 140 observadores de vários países e organizações internacionais. A CPLP está presente com 14 elementos (alguns do IPAD).

Hoje, dia de reflexão, tudo está aparentemente calmo e assim se espera que continue.

Sem comentários: