quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Integridades físicas

“Os Juízes afectos ao Tribunal Regional de Bissau foram ameaçados de morte numa carta anónima enviada esta terça-feira (dia 20 de Outubro), a esta instância judicial.

A PNN teve acesso à referida carta, que dizia que «juízes marcaram julgamentos para condenar os inocentes e coitados». Na mesma carta, os autores advertiram os magistrados judiciais a zelarem pela sua integridade física, porque os tribunais encontram-se desprovidos de meios de protecção e de segurança para os próprios magistrados.

Na carta intitulada «aviso sério», pode ler-se ainda em língua crioula: «djuises bó djiru cu bo cabeças. Ali kè cu-bo-na peradu cuel», ou seja «juízes estejam atentos com as vossas integridades físicas, aqui está o material com que vos esperamos». As ilustrações de um revólver e de um relógio acompanham a carta.

Os autores da carta escrevem ainda: «jamais feita justiça, aqui, aqui, aqui» fim da citação.A ameaça aos juízes acontece na véspera do início da audiência, discussão e julgamento de um caso de desvio de mais de 35 milhões de francos CFA, do Banco Regional de Solidariedade (BRS), por um dos funcionários desta instituição bancária.”

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=19846

Sem comentários: