domingo, 25 de outubro de 2009

Sol mansi

Desde o início de Outubro que os Conselheiros da Missão da União Europeia estão a participar, duas vezes por semana, no programa cidadão militar da Rádio Sol Mansi. Esta iniciativa, vem na sequência do plano de comunicação desenvolvido pela Missão e serve como forma de transmitir mensagens chave relativas à Reforma do Sector de Defesa e Segurança e dar uma maior visibilidade às actividades realizadas pela própria Missão.

A Rádio Sol Mansi transmite nas frequências 90.0 e 101.8. O programa passa às 2ª e 4ª feiras às 22h.

A LUSA escreveu há duas semanas atrás:
“UE e rádio católica unidas para explicar reforma aos militares - A Missão da União Europeia (UE) para a Reforma do Sector de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau e a rádio católica Sol Mansi iniciam na próxima semana um programa para explicar a reforma do sector da segurança aos militares guineenses.

"A ideia é que todos os programas tenham um elemento da Missão que fale sobre a sua área de trabalho de forma a passar a mensagem", explicou hoje à Agência Lusa, Miguel Girão de Sousa, conselheiro político da Missão europeia. "O conhecimento geral da Missão tem algumas falhas e a ideia é chegar às pessoas", acrescentou o conselheiro.

O padre Davide Ciocco, director da informação da Rádio Sol Mansi, explicou, por seu lado, que o programa pretende sensibilizar as pessoas e também aproximar o mundo militar do civil. "Uma vez por semana é feita a apresentação de um tema da reforma, durante o programa os ouvintes podem telefonar a colocar questões, que depois são esclarecidas no programa seguinte", disse.

A rádio Sol Mansi pertence à Igreja Católica guineense, mas tem a particularidade de nos seus quadros existirem jornalistas de todas as religiões existentes na Guiné-Bissau (católicos, muçulmanos e evangelistas).

A Missão da União Europeia (UE) para a Reforma do Sector de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau é responsável pelo aconselhamento e assistência técnica às autoridades guineenses para aplicar as acções definidas no documento estratégico de reforma daqueles sectores decididas pelas autoridades de Bissau. Cabe à Missão europeia, preparar, em conjunto com as autoridades do país, um conjunto de leis e documentos estruturais e organizacionais para os sectores militar, policial e procuradoria, que depois deverá ser aprovado pelo Governo e Parlamento guineenses.

A Missão da UE é também responsável por elaborar um conjunto de projectos naquelas três áreas para apresentar à comunidade internacional e obter financiamento para a sua aplicação.”

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2009/9/40/radio-catolica-unidas-para-explicar-reforma-aos-militares,44c26dba-1f67-414e-9205-f85195abee59.html

Sem comentários: