quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Chão de areia com peixe

Um grupo diferente e mais uma visita a João Vieira. A dose habitual de praia, sol, pesca, boa comida, leitura e descanso. Como estamos na altura de colher o arroz, desta vez tínhamos mais companhia e rapidamente a praia se enchia das curiosas crianças Bijagós.

A época dos maracujás amarelos chegou ao fim mas os ciclos repetem-se e brevemente haverá mais. Mesmo sem tartarugas, cobras ou fogueiras as sensações acumulam-se e as experiências devem ser partilhadas.

As roupas foram entregues e vamos ver se chegam todas ao destino.









As ilhas deste parque nacional não têm habitantes residentes em permanência e apenas podem ser utilizadas para fins agrícolas ou religiosos. As quatro ilhas principais (João Vieira, Cavalo, Meio e Poilão) pertencem às quatro tabancas da ilha de Canhabaque, cujos habitantes periodicamente utilizam as ilhas de João Vieira e Meio para o cultivo do arroz, para a colheita de produtos das palmeiras ou para a realização de cerimónias religiosas.

O Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão está situado na parte sudoeste do Arquipélago dos Bijagós, a 10º47' - 11º07'N e 15º36'- 17º47'W. O parque cobre uma superfície de 49500ha (495 Km2) e compreende quatro ilhas principais e três ilhéus (Baixio das Gaivotas).

http://www.ibap-gbissau.org/Coneccoes/Poil%E3o.htm

Depois de Dakar vem o Carnaval.

2 comentários:

Joana Cruz disse...

Estou cada vez mais rendida a estas ilhas... e mais encantada com as tuas fotografias.
Boa viagem!
Espero pelas do Carnaval...
Beijo

Nuno Ferreira disse...

Foi mesmo um fim de semana espectacular... Infelizmente tive que voltar para o frio...

Boas fotos!

Abraço

Nuno