quarta-feira, 14 de abril de 2010

De mãos atadas sem acção

As declarações do meu Chefe aqui em Bissau, embora necessariamente limitadas e dependentes de Bruxelas, foram claras em condenar os actos que tiveram lugar no dia 1de Abril. Deixo-as no modo como foram distribuídas pela LUSA:

O chefe da Missão da União Europeia para a Reforma do Sector de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau, Gen. Juan Esteban Verastegui, considerou a intervenção militar de dia 1 de Abril como acto criminoso e aguarda instruções sobre futuro da Missão.

"Esperamos que as decisões políticas a serem tomadas clarifiquem a situação, mas hoje não temos informação das estruturas guineenses do que se está a passar no sentido do posicionamento do primeiro ministro e do presidente em relação aos actos criminosos, porque os actos do dia 1 foram criminosos. Temos de ser prudentes, analisar bem o que se está a passar. (…) Até hoje, podiam ser actuações de pessoas ligadas às Forças Armadas, mas a partir do momento em que as chefias das Forças Armadas estão envolvidas no problema é um problema institucional. (…) Não sabemos com quem devemos falar e acho que de momento seria bom dar um tempo de reflexão e esperar também instruções de Bruxelas" sobre o futuro da Missão. A situação é complicada.”

http://aeiou.expresso.pt/guine-bissau-acontecimentos-de-01-de-abril-foram-atos-criminosos-chefe-da-missao-da-ue=f575323

http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1057351.html

4 comentários:

Mizcat disse...

Oi Miguel

Soube do teu blog atravès da joana Cruz. Estou neste momento em Bissau e venho pra ficar tres meses, sou fotografa freelancer e venho com o intuito de fazer uma reportagem sobre as ràdios comunitarias, trabalho da Ong AD. Vou dia 24 deste mês para Jemberem e vou ficar na sede da Ad por um mês. A Joana falou que tu passas bastante tempo no sul por isso se puderes faz me um visita para podermos trocar umas ideias. Tenho seguido o teu blog, gosto das tuas fotografias e da tua escrita. Espero que a gente se encontre neste calor imenso.
Um abraço
O meu blog è_ www.domquichota.blogspot.com

Catarina Falcao

Miguel disse...

Olá Catarina,
Obrigado pelos comentários. Estou por cá. Vou pedir à Joana os teus contactos. Conheço pessoas na AD e em Jemberem se precisares de alguma coisa avisa.
Vou ver o teu blog.
Bjns,
Miguel

Patricia Félix disse...

Porque nem tudo são más noticias...
Vai ser inaugurado hoje, dia 19 de Abril 2010, pelas 12h00 (hora local) o primeiro Centro de Saúde Materno Infantil em São Domingos, norte da Guiné-Bissau! A construção deste Centro, realizou-se no âmbito do projecto “Jirijipe - Saúde até á tabanka” da ONG VIDA - Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano. Obrigado pela ajuda que deu no seu blog...para a compra das garrafas de água!

Unknown disse...

Ainda ontem apareceu no telejornal: Luís Amado diz que "a situação na Guiné Bissau está estabilizada". Será mesmo?...