quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Carga simbólica

Amanhã de manhã vou estar com o nosso Ministro da Defesa. Temos reunião na Embaixada de Portugal.

“O Ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, chegou quarta-feira a Bissau para uma visita oficial de dois dias, que tem como principal objectivo reforçar a cooperação bilateral e multilateral naquele sector. "O principal objectivo é reforçar as relações de cooperação e em particular na área da Defesa", afirmou Nuno Severiano Teixeira, momentos depois de ter aterrado no aeroporto Osvaldo Vieira, na capital da Guiné-Bissau. A visita destina-se a fazer um ponto da situação da cooperação técnico-militar, analisá-la e "reforçar aquilo que for de interesse mútuo", referiu o Ministro, cujo o objectivo da visita passará também pela cooperação multilateral na área da Defesa ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da União Europeia. Nuno Severiano Teixeira vai entregar às Forças Armadas guineenses material militar logístico e manter encontros com as autoridades políticas locais, incluindo o Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira.

O Ministro da Defesa português vai também reunir-se com o Chefe da Missão da União Europeia para a Reforma do Sector da Segurança na Guiné-Bissau, o General espanhol Juan Esteban Verastegui”.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/403173

Não se trata de entregar armas ou material bélico aos militares guineenses, como já li alguns insinuar. A ajuda necessária passa por muitos outros aspectos. Quem vê as fardas (quando se podem chamar isso), as botas (ou a falta delas), as casernas, etc., percebe bem que os problemas são outros.

O Ministro português nasceu na Guiné-Bissau.

Ao final do dia espero já estar em Iemberem. Depois conto. São só umas horas de viagem.

Sem comentários: