sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Saúde até à Aldeia

Fica a lembrança de uma campanha de ajuda à Guiné-Bissau apoiada pela Cooperação Portuguesa. Embora não tenha por hábito fazer referências publicitárias a simples compra de uma garrafa de água pode ajudar bastante. São gestos que não custam. Como podem ler mais em baixo esta iniciativa pretende garantir o apoio a 3900 grávidas, cuidar de 14750 crianças e garantir cuidados básicos de saúde a mais de 85000 pessoas, num país que é considerado o terceiro mais pobre do mundo. Mesmo sendo um projecto apoiado pelo IPAD não tenho comissão. Deixo o texto do site:

"A cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL uniram-se à ONG portuguesa Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano (VIDA) para apoiar o projecto “Saúde até à Aldeia” na Guiné-Bissau, um programa de saúde comunitária e materno infantil de elevada qualidade que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Durante os meses de Agosto e Setembro os clientes da cadeia de lojas LIDL, ao comprarem Cerveja Sagres Zero Six-Pack e Água de Luso, nas referências 1,5L e 5L, estarão a contribuir para a construção do primeiro Centro de Saúde Materno-infantil em S. Domingos na Guiné-Bissau, uma vez que a cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL revertem parte das suas margens para a concretização do Centro. Simultaneamente os portugueses serão desafiados a “medir o seu coração” dando 1,5 Euros de vida para uma consulta de pediatria ou 2 Euros para o seguimento médico de uma grávida doando assim esse serviço às crianças e mães que recorrem ao Centro Materno-infantil.

Na Guiné-Bissau a inexistência de serviços de saúde, afectam diariamente milhares de mães e crianças. Segundo os últimos dados, em cada 2 dias morrem 5 grávidas por parto. Em cada 1000 crianças com menos de 1 ano, 119 não sobrevivem e por cada 100.000 grávidas, 1100 não resistem ao parto. Estes são apenas alguns dados que indicam a precariedade que se vive num país onde a esperança de vida é de apenas 46 anos."

http://www.centralcervejas.pt/default.asp?s=11570&c=295635

Sem comentários: