quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Lotação esgotada

Nem sempre os textos que escrevo ou transcrevo são motivo de alegria ou divertimento. Hoje infelizmente deixo alguns números que para alguns são apenas isso mesmo. De Maio até ao inicio desta semana noventa pessoas morreram de cólera na Guiné-Bissau, tendo sido detectados três mil e 900 casos da doença. Bissau é a cidade mais afectada. O surto de cólera escapou ao controlo das autoridades sanitárias e a situação está complicada no Hospital Simão Mendes, onde deixou de ser fornecida comida aos doentes internados por falta de verbas. No mesmo Hospital os doentes estão deitados em macas ao longo do alpendre que rodeia o edifício principal. Segundo o director desta unidade de saúde a epidemia já ultrapassou a capacidade do hospital. Alertou ainda para o facto de que o problema se vai agravar porque a epidemia está a crescer devido às fortes chuvas que continuam a cair diariamente em Bissau.

“Para minimizar o problema da falta de espaço, foi montada (no Hospital) uma enorme tenda oferecida pelo UNICEF, onde serão instalados os doentes que se encontram em fase de recuperação. A tenda também permitirá proteger os doentes dos mosquitos e do frio da noite, enquanto, durante o dia, o alpendre fornece sombra que permite enfrentar melhor o calor húmido e sufocante da capital guineense.”

“De acordo com fonte do Ministério guineense dos Recursos Naturais, menos de 10% da população tem acesso à água potável e mais de 80% dos casos de contaminação provêm do consumo da água dos poços, às vezes localizados perto de fossas infectadas.”


Destaco por último que o Hospital central de Bissau, apenas consegue funcionar graças a um gerador oferecido pela Cooperação Portuguesa.

http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por017151&dte=09/09/2008

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/20080814+Epidemia+de+colera+esgota+principal+hospital+do+pais.htm

http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=7557565&indice=50&canal=213

Sem comentários: