terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Naufrágio

O tema do dia foi o naufrágio onde deverão ter morrido mais de 50 pessoas. Há que imaginar uma canoa sem qualquer respeito pelas condições de segurança no mar e com excesso de passageiros e carga. Podemos pensar também em cabras, porcos e galinhas a partilhar o mesmo espaço, bem como tachos, panelas, sacos de arroz ou farinha e muitas outras coisas.

Não é de admirar o que aconteceu no Domingo mas sim o não acontecer muito mais vezes. Não há o mínimo controlo sobre o número de passageiros ou sobre o peso a bordo. Para completar o quadro a maior parte das pessoas não sabe nadar.

As notícias de rádio e televisão deram bastante destaque ao assunto durante todo o dia. Obviamente os entendidos vieram logo dizer quais as medidas necessárias para que uma desgraça como esta não voltasse a acontecer… eu ainda estou a pensar quem irá controlar se o número de coletes salva-vidas é suficiente (ou se existe algum), quantos barcos têm um rádio a bordo ou se existe um motor auxiliar.


A Lusa publicou a seguinte notícia:”O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, admitiu nesta segunda-feira a possibilidade de mais de 50 pessoas terem morrido domingo no naufrágio de uma canoa em Biombo, norte do país. "As informações ainda são escassas, mas parece que morreram cerca de 50 pessoas", afirmou o chefe do Governo em Biombo, para onde se deslocou de forma urgente após ter tido conhecimento do naufrágio. "É uma tragédia nacional. Tudo aconteceu domingo, por volta das 10h, mas devido a dificuldades de comunicação só hoje (2ª feira) é que se soube o que se passou", disse Gomes Júnior.

O primeiro-ministro guineense disse ainda que a embarcação que naufragou era uma "canoa de 16 metros com capacidade para 40 pessoas e que tinha a bordo cerca de 60". A embarcação fazia a ligação entre Biombo e a ilha de Pexixe, perto de Canchungo.

O ministro guineense das Infra-Estruturas, Transportes e Comunicações, José Almeida, disse que o naufrágio ocorreu devido ao mau tempo e que estão ocorrendo operações de busca e salvamento. "Neste momento há cinco barcos ao largo de Biombo a efectuar operações de busca, mas o governo lançou um pedido de ajuda a todos os barcos de pesca que se encontrem ao largo de Bissau e Biombo para ajudarem nas operações".

José Almeida adiantou que entre os passageiros se encontrava uma delegação de líderes do Conselho Nacional Islâmico da Guiné-Bissau, que regressavam de uma acção de islamização em Pexixe, no norte do país.

http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=21663

http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=273120

Sem comentários: