quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Africa Queen

Para começar 2009 da melhor maneira. Foi passagem de ano no mar. Tentámos as ilhas primeiro mas estava tudo praticamente esgotado e optámos pelo Africa Queen. Um cruzeiro à moda guineense que nos faz parecer entrar num filme dos anos 50 ou 60.



O grupo é meio caminho andado para o sucesso e estávamos muito bem. O barco tem capacidade para umas 25 a 30 pessoas mas nós no total éramos menos de metade sem contar com tripulação. São 47 metros de comprimento com 15 cabines. Não são gigantes mas têm tudo o que é necessário ou quase. Podem ver melhor no link que deixo em baixo. Muita madeira antiga para o conjunto. Tínhamos o barco praticamente por nossa conta. Fomos tratados da melhor maneira por todos e estavam sempre disponíveis para tudo o que pedíamos. Comemos gelado numa das sobremesas!



Ao contrário do que seria normal não fizemos o percurso habitual de 7 dias pelas ilhas Bijagós mas apenas metade. Decidimos bem e estivemos 3 dias e meio no mar. Partimos de Bissau e passámos por Bubaque em direcção a Calhambaque. A primeira noite foi em viagem mas tivemos o privilégio de acordar já a olhar para João Vieira. Foi bom regressar. Na manhã do segundo dia demos a volta à ilha do Cavalo. São 3 horas de areia e mar. À tarde pescámos embora com muito pouco sucesso e ao final do dia fomos até à ilha de João Vieira. Já tínhamos combinado aparecer. A casa do Claude estava cheia. Havia família, amigos e muitas crianças para as festas de Natal e Ano Novo. Encontrámos muita gente conhecida. Sabe bem ser assim recebido numa ilha fantástica e meia perdida do mundo. Os maracujás estavam óptimos como sempre. No terceiro navegámos até Galinhas e visitámos duas aldeias Bijagós. Uma mais tradicional do que outra. As influências descaracterizam. Há pouca roupa e muitos pedidos.










No meio dos programas houve sempre tempo para praia, muito sol e descanso. Deu para quase terminar o Kite Runner. Obrigado pelo empréstimo e logo que possa vou devolver.

Um início de ano relativamente agitado em Bissau não me tinha ainda permitido escrever aqui mas tentarei recuperar o tempo perdido. Voltarei atrás no tempo e logo que possível publico a visita à maternidade de Cumura no Natal e provavelmente algum texto sobre os últimos acontecimentos em Bissau.

http://www.africa-queen.com/gb/

4 comentários:

entrefogocruzado disse...

Olá Miguel,
em buscas na Net sobre coisas da Guiné-Bissau,
tropeçei no "BISSAU CALLING" e ao ler o sub título "a Guiné-Bissau é como um sorriso do outro mundo"
mesmo antes de o percorrer tive o presentimento de ter feito uma descoberta diferente.
Agora, depois de o ter lido na íntegra e observado com atenção o conjunto de fotos sou confrontado com
uma realidade bem difícil de aceitar por quem por lá andou já lá vão mais de 40 anos.
Reparo no entanto na sensibidade do fotógrafo ao captar o que de bom permanece desde esses tempos -
os sorrisos das crianças.
Tive muita dificuldade na escolha mas decidi-me por aquela em que os dois miúdos fazem
o gesto universal de polegar para cima que mostra que eles apesar de tudo acreditam nos adultos
e num futuro melhor. E a das vacas futebolistas.
Convido-te a visitar os meus dois foto blogues onde as realidades se cruzam com o teu,
em tempos diferentes.
Um que mostra os locais por onde passei:
http://rumoafulacunda.wordpress.com/
e o outro dedicado às gentes da Guiné:
http://entrefogocruzado.wordpress.com/
Venho solicitar o uso das 2 fotos para colocar nos meus blogues, obviamente que indicarei a origem e o autor.
Por achar que o "BISSAU CALLING" tem algo de interessante para poder ser comparado com os meus blogues
incluí neles o respectivo link.
Aproveito para desejar um Bom Ano.
Um abraço
Henrique

Miguel disse...

Caro Henrique,
Muito obrigado pelo simpático comentário. Fico contente por ver que também outras pessoas que já passaram por aqui conseguem encontrar pontos de contacto no meu blog.
Respondo de seguida para o email.
Um abraço e excelente 2009,

m.pontes disse...

Ola Miguel
Eu nasci e cresci em Bissau e desde que de la sai (ja la vão 15 anos) ainda voltei a ir la. Agora vivo na Suiça e tenho um namorado ha 5 anos e tanto ele como eu gostariamos de ir a Bissau e também aproveitar para conhecer melhor o pais e as belezas escondidas.
Sera que me poderias indicar alguns lugares que vale a pena visitar e a forma de la chegar? A Africa Queen também faz viajens as ilhas dos Bijagos na epoca da Chuva? Quais são os lugares indicados nos Bijagos e em outras ilhas para pernoitar? Em Bissau nao preciso de hotel, pois a minha avò ainda la reside e tem uma casa na qual podemos ficar as três semanas de ferias que passaremos ai.
Como posso arranjar os bilhetes para viajar com a Africa Queen? Existe possibilidades de aluga-lo para um grupo de pessoas por 1 ou 2semanas?
Ficaria-lhe muito grata se me podesse constestar as minhas perguntas pelo mail e se me pudesse dar mais dicas sobre o montante de dinheiro de deveria levar para tais excursões, visto que as cartas de credito não são aceites na Guiné.
Aproveito para desejar um bom fim de semana e aguardo a sua resposta.

Um Abraço
Mércia

Miguel disse...

Cara Mércia,
Pode enviar-me um email para onde eu possa escrever e tente responder a algumas das suas perguntas?
Abraço,