quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Raízes africanas

A Galeria 9arte (em Lisboa) vai inaugurar, no próximo dia 5 de Março, pelas 19H00, a Exposição Colectiva de Pintura “Roots”. Esta exposição apresenta trabalhos de cinco artistas plásticos, todos nascidos em África (Angola e Moçambique) e actualmente a viverem na Europa - Diogo Navarro, Ilídio Candja, João Murillo, Kheto Lualualí e Rui Jordão.

Esta exposição não pretende ser uma mostra de arte africana, mas sim um olhar sobre a forma como a sua influência se cruza com as memórias destes artistas. Em alguns casos o despertar da Pintura surgiu na Europa, influenciado, esse despertar, pelas correntes europeias contemporâneas. Esta confluência entre as raízes africanas e o meio europeu deu origem a percursos muito diversos.

Olhar um quadro de Ilídio Candja é descobrir através da mistura forte mas equilibrada das cores, um grafismo ancestral aliado a movimentos ritmicos. Já na obra de Kheto Lualualí a presença do quotidiano de Maputo é recriada a partir de personagens desenhados com as cores da terra. Na obra deste artista sente-se a sua forte afirmação africana. A obra de João Murillo é mais amadurecida e elaborada. Marcado pela sua experiência junto de artistas, com quem privou, como Bual e Cesariny. João Murillo projecta na tela a sua emotividade misturada com todo o desiquilibrio do processo criativo abstracto. Inquieto e irrequieto pinta histórias, todas elas densas na matéria com que as compõe. De África sentimos ao olhar o seu trabalho a imensidão do espaço e do tempo. Diogo Navarro, intuitivo e sensível, tem na sua obra como recorrente a paisagem. Lugares ou não lugares sempre desenhados de forma ténue, misteriosa, quase lânguida, sempre envoltos pelos céus amarelos e as cores quentes da terra africana. Na obra de Rui Jordão a calma aliada aos afectos e às memórias surgem ténues, como véus. Os recortes das figuras ou as manchas (estados de espírito?) denunciam o universo de uma vida construída. Há o rasar em pensamentos antigos, há mensagens, há o peso de uma sensibilidade aguda, há as cores como invenções de leveza.

Exposição patente até dia 13 de Abril de 2009.
Horário: 2ª a 6ªfeira, das 12H00 às 19H00; sábado por marcação.

Sem comentários: