quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bola meio quadrada

A época de futebol na Guiné-Bissau está quase a começar mas a realidade por aqui é um pouco diferente. Não se discutem orçamentos milionários, contratações de grandes jogadores ou se as acções da SAD estão bem ou não. O artigo que transcrevo (após várias correcções ortográficas) do jornal Donos da Bola do dia 23 de Setembro, ilustra bem como a bola pode ser redonda de tantas maneiras.

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) entregou no passado fim de semana (19 Setembro) a todas as equipas que militam na Primeira Liga do Nacional de Futebol um lote de materiais desportivos para iniciar a próxima época desportiva (2009/2010). Aquele organismo máximo do futebol, presidido por José Medina Lobato cedeu a cada formação nacional da primeira liga dezoito bolas, trinta e dois pares de botas, dez pares de luvas de guarda-redes, trinta e duas caneleiras, dez postes de treinos, setenta e dois mecos (pinos) normais e mais um meco de trinta e seis cm e ainda setenta e dois coletes.

(…)

O Director da FFGB, Simão Lucas da Rocha, segundo o jornal: “exortou aos dirigentes dos clubes nacionais beneficiários deste donativo para o usarem de uma forma racional ao serviço dos seus clubes para que os jogadores possam, aproveitar ao máximo os aspectos técnicos e tácticos necessários para o desenvolvimento de um bom futebol no nosso país”.

O jornal Donos da Bola ao contrário do que possam pensar não é um jornal desportivo, mas antes um jornal generalista. O título resulta de uma escolha feita pelos alunos que o produzem da Universidade Moderna do país.

2 comentários:

Unknown disse...

É assim uns têm em demasia e reclamam por mais aquilo que outros se alegram em ter uma só migalha

Luís Graça disse...

Miguel: Parabéns pelo seu blogue... Tomei a liberdade de transcrever, num coment+ário meu, no blogue Luís Graça %& Camaradas da Guiné, este seu texto, com a seguinte introdução:

O futebol, ontem como hoje, é um traço de união entre os povos... Em Bissau, continua a ser jogado e vivido com paixão, apesar de as equipas que disputam o campeonato da 1º divisão de futebol não terem craques com ordenados milionários...

Leia-se o blogue do Miguel Garcia de Sousa, "Bissau Calling", que é desde Maio de 2008 Conselheiro Político, de Protocolo e de Informação Pública da Missão da União Europeia de Apoio à Reforma do Sector de Segurança da Guiné-Bissau. (...)


Comentário ao poste de 15 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5109: Meu pai, meu velho, meu camarada (18): Do Mindelo a... Bambadinca, com futebol pelo meio (Nelson Herbert / Luís Graça)

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/10/guine-6374-p5109-meu-pai-meu-velho-meu.html