domingo, 4 de outubro de 2009

A imagem do poder

Dia nacional. As comemorações do 36º aniversário da independência da Guiné-Bissau, quinta-feira, dia 24 de Setembro, tiveram este ano um simbolismo especial com a realização de uma grande parada militar. A última vez que a capital tinha visto cerimónia igual foi há mais de 20 anos.

Nas palavras do Ministro da Defesa: "O Governo entendeu que este ano devia haver um simbolismo e a data não passar despercebida como em anos anteriores e mostrar que o país está tranquilo e calmo. Estamos na paz. Há um novo Presidente, um novo Parlamento, um novo Governo e nós todos estamos dispostos a trabalhar para a paz e tranquilidade”. O objectivo principal desta iniciativa, segundo o Governo, foi o de mudar imagem das Forças Armadas junto do povo guineense…

Foi montado um palco com bancadas na Av. Amílcar Cabral, em frente ao antigo cinema (UDIB). Os discursos tardaram e foram longos. Muitos esperaram horas de pé debaixo de um sol ardente. Como sempre o público participou em massa e o comportamento cívico foi exemplar. Houve festa.

Ainda antes de partir para a Gâmbia, aproveitei para aumentar o álbum.









1 comentário:

Bernardo Tait disse...

Passei por aqui só para te dar um abraço meu caro! Grande blogue sim senhor.
É verdade que a Guiné-Bissau é dos países com o maior número de tropas na região?
O caos na Guiné Conakry está-se a fazer sentir por aí?

Abç Tait