domingo, 21 de fevereiro de 2010

Festa de rainhas e máscaras

Ombreando um ano mais com os carnavais de Torres Vedras, Rio de Janeiro, Veneza ou Sitges, a capital da Guiné-Bissau viveu quatro dias da mais pura festa. O maior evento cultural do país mais uma vez deixou Bissau praticamente parada. Um mar de gente inunda as ruas principais da cidade e a circulação durante algumas horas do dia torna-se impossível. As barracas de petiscos crescem um pouco por todo o lado e são milhares (mais alguns turistas) a festejar, a dançar e a beber.







Vários grupos desfilaram ao longo do fim de semana dando a Bissau uma cor especial e participaram 2ª feira nos concursos de Carnaval, apelando à unidade nacional, paz e desenvolvimento, tema da edição 2010.

A comissão organizadora classificou os concorrentes segundo três categorias: grupos, rainhas e máscaras. Na primeira categoria o grande vencedor da prova foi o grupo cultural Netos do Bandim classificando-se com 34 pontos à frente de 11 outros grupos oriundos de todas as regiões do país. Na segunda posição ficou o grupo da Região de Biombo com 32 pontos, seguido em terceiro lugar pela Região de Cacheu com 31 pontos. Os três primeiros classificados vão receber um milhão e meio de FCFA, um milhão de FCFA e setecentos e cinquenta mil FCFA respectivamente.

A rainha Yura Reginera Veigas do Sector Autónomo de Bissau conseguiu o primeiro lugar na prova das rainhas com 28 pontos, na segunda posição com 26 pontos ficou a rainha Aia Djù da Região de Biombo enquanto a rainha Cândida Cassamá do Grupo Netos de Bandim subiu ao lugar mais baixo do pódio com 25 pontos.

A prova das máscaras foi dominada pela Região de Oio que alcançou os três primeiros lugares com as máscaras números 31, 32 e 33.











A mistura de sensações é enorme e a oportunidade de ver e participar no carnaval guineense não deve ser desperdiçada. Passear pelo meio do cortejo permite viver momentos inesquecíveis e conseguir fotografias que ajudam a guardar tudo ainda melhor. Obrigado.

http://aeiou.expresso.pt/guine-bissau-pais-para-ate-terca-feira-para-festejos-de-carnaval=f565328

http://www.bissaudigital.com/noticias.php?idnoticia=5918

5 comentários:

Clara H. disse...

Miguel,
Não tenho palavras.....
Fantástico:
pela criatividade,
pelas fotos,
pelo testo,
por estares dentro e nos dares este presente!
Também em 2007, tive o previlégio único de estar dentro.
Gr. abraço para ti e Parabêns aos Vencedores....
...mas acho que todos ganharam!!!

Joana Cruz disse...

Continuas a surpreender-me com as tuas fotografias...
Incríveis!
Beijo

Filipe Duarte disse...

Caro Miguel,
Recentemente chegado à Guiné-Bissau, o Bissau Calling foi uma das minhas fontes de preparação para esta minha nova etapa. Os parabéns pelos comentários e sobretudo pelas fotos, são magnificas. Como vou ficar por algum tempo, certamente vamos ter oportunidade de nos cruzar nas ruas de Bissau e no Bissau Calling!

Unknown disse...

Olá Miguel, aproveitei para dar um salto no teu blog... tao muito boas estas fotografias do carvanal de Bissau. Espero que esteja tudo bem, pode ser que vá a Bissau em Maio. Bj M

Halen NAPOCO disse...

Caro Miguel,
Chamo-me Halen Napoco, guineense, residente em Macau há quase 6 anos.
Não imagina a carga de emoção que sinto quando vejo as fotos que o Miguel publica! Prefiro não escrever muito sob pena de não terminar este meu comentário.
Muito obrigado por estas imagens e palavras, que só podiam ser de um grande HOMEM!