segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Esperança antiga

Enquanto alguns festejavam e celebravam o Natal, o chefe de Estado guineense, João Bernardo Vieira nomeava, finalmente, o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Esta decisão presidencial, com data de 25 de Dezembro, vem na sequência dos resultados das últimas eleições legislativas realizadas no dia 16 de Novembro e que deram a vitória ao PAIGC com a obtenção de 67 lugares na Assembleia Nacional Popular (composta por 100 deputados). Resulta desta vitória a obtenção da maioria qualificada dos votos.

O decreto que nomeia Carlos Gomes Júnior como Primeiro-ministro ressalva, contudo, que este só iniciará essas funções com a sua investidura no cargo, cerimónia cuja data ainda não foi anunciada. Aguarda-se com expectativa a concretização desse momento e a consequente formação do novo Governo. Queremos trabalhar.

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Aproveito para felicitar este blogue (o seu autor) por ser um espaço muito interessante onde se pode seguir sempre com espírito crítico mas com uma grande esperança no futuro, as várias peripécias da vida de um "tuga na Guiné".
Continuo um leitor atento e agradado.
Parabéns pelo trabalho realizado.
Hélder Sousa

Miguel disse...

Obrigado mais uma vez pelo simpático comentário. Espero que possamos continuar a encontrar-nos por aqui em 2009.