sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sementes coloridas

A chegada de visitas implica necessariamente também a chegada de encomendas. Aproveita-se sempre a boleia de quem viaja até Bissau para fazer chegar até cá aquilo que é impossível encontrar por aqui e por outro lado tentar responder aos mais diversos e variados pedidos. Felizmente há sempre boa vontade e costuma haver distribuição para todos os gostos.

Agradeço por isso a todos os que puderam e se preocuparam em fazer chegar encomendas. Não posso deixar sobretudo de agradecer os objectos comprados propositadamente nas lojas especializadas para cegos. Como podem imaginar aqui não existe qualquer possibilidade de encontrar material próprio para o ensino de invisuais e a falta que estes materiais fazem é gigante. Uma boneca braillin para os mais pequenos começarem a aprender o alfabeto ou uma bola de futebol com sinos no interior podem fazer maravilhas.

Não vou escrever outra vez sobre a escola Bengala Branca ou o lar Abelha Obreira pois facilmente podem encontrar outros textos meus mais antigos sobre as duas instituições. Deixo no entanto algumas fotografias que podem ajudar a perceber melhor a realidade local e as condições em que aprendem e vivem algumas crianças em Bissau.



Não se torna fácil explicar a uma criança cega o que é um quadrado, um triângulo ou qualquer outra forma geométrica em 3 dimensões quando apenas se tem papel para o fazer mas uma ida ao Toys R Us pode tornar tudo mais fácil. Obrigado.

Deixo ainda dois filmes que mostram bem as condições das salas de aula e a animação que uma simples visita pode trazer.



Apesar da pobreza e das dificuldades, o calor com que somos recebidos é enorme e a sensação de estar a contribuir (mesmo que pouco face às necessidades) é enriquecedora.

2 comentários:

Joana Cruz disse...

Olá Miguel,

Estive a viajar no seu blogue e gostei muito.
Foi a Clara Hugman (que conheci apenas à uma semana e por quem já tenho um grande carinho) que me sugeriu.
Não conheço a Guiné-Bissau mas estou de partida para aí para trabalhar como voluntária na Casa Emanuel.
Iniciei-me nesta aventura dos blogues para manter actualizados todos os que me ajudaram na missão "Coração na Guiné"
Tomei a liberdade de sugerir este link no meu blogue...

www.sorrisosemcor.blogspot.com

Quem sabe nos encontraremos por Bissau.

Joana cruz

Miguel disse...

Olá Joana,
Obrigado pelos comentários. Estou por Bissau se for preciso alguma ajuda é só avisar. Terei todo o gosto que nos encontremos.
Até breve.
Miguel