quinta-feira, 26 de junho de 2008

Chuva de lama

A época das chuvas já começou por estes lados. Perguntaram-me um dia destes se já chovia muito por aqui. A resposta é que já ficámos encharcados e algumas ruas já viraram rios, mas ainda nada de especial e não chove muitas horas seguidas. Na segunda-feira estava bonito de se ver, grande chuvada, com trovoada, relâmpagos e rios de lama. A M pequena ficou à janela a ver.

Infelizmente nem todos puderam desfrutar e dizer o mesmo. O resultado de ontem anunciado pela Polícia Municipal foi: “um morto, mais de 50 casas destruídas, gerador da central eléctrica danificado e inundações na rádio nacional (…)” A descrição continua e segundo a mesma fonte, ”um homem de cerca de 40 anos de idade foi encontrado morto numa valeta no bairro de Belém, presumindo as autoridades que teria sido arrastado para as valetas pela corrente de água das chuvas. Mais de 50 casas ficaram destruídas nos bairros de Santa Lágoa e Cuntum Madina, arredores de Bissau.”

Nas ruas de Bissau eram ainda visíveis na 3ª e 4ª feira os sinais de destruição ou de lixo provocados pela água ou pelo forte vento de dia 23 à noite.

"A administração da central eléctrica de Bissau informou igualmente que vai ter mais problemas a partir de agora no fornecimento da luz e água devido às avarias num dos dois grupos geradores que ainda estavam em funcionamento. Resta saber o que significa, a partir de agora... pelos vistos o fornecimento ainda pode ser pior. "A água entrou nas instalações da central e atingiu os motores, tendo provocado danos profundos num deles", disse uma fonte da EAGB (Electricidade e Águas da Guiné-Bissau). A EAGB passa por dificuldades no fornecimento de energia e água canalizada porque dos nove grupos geradores de que dispõe na central eléctrica de Bissau apenas dois estavam em funcionamento, até às chuvas de segunda-feira.” Segundo os jornais dos cerca de 15 megawatts necessários para alimentar a cidade de Bissau em energia e água canalizada, a central eléctrica apenas produzia nos últimos dias 1,5 megawatts. (…)

http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=628688

Sem comentários: