segunda-feira, 16 de junho de 2008

CSI Bissau

Partilho mais um artigo. Desta vez uma notícia encorajadora para o combate ao narcotráfico na Guiné-Bissau. O que para muitos pode parecer ser tão natural aqui tornou-se realidade esta semana. Basta lembrar algumas séries de televisão alusivas ao tema que diariamente inundam as nossas casas e nos fazem esquecer que a realidade é, muitas vezes, diferente daquilo que imaginamos. A falta de recursos financeiros obriga a estabelecer prioridades. A PJ recebeu esta semana material para recolha de vestígios de crime. A Cooperação Portuguesa sai valorizada. Destaco a referência ao GZ. Finalmente o país passou a ter capacidade para fazer investigação científica criminal. Esperemos que não haja câmaras de vídeo instaladas no Bairro.

“11 Junho - A Polícia Judiciária (PJ) guineense recebeu hoje (quarta-feira) sete malas de material para a recolha de vestígios de crime oferecido pela cooperação portuguesa no âmbito das respostas ao Plano Operacional do Combate ao Narcotráfico (POCN) na Guiné-Bissau.

Ao discursar numa cerimónia de recepção das malas com os "kits", a directora-geral da PJ guineense, Lucinda Barbosa Aukarié, afirmou que a partir de agora, aquela polícia tem condições para executar "uma investigação científica" em termos de recolha e análise de indícios criminais.

Em 25 anos de existência da PJ guineense, é a primeira vez que os agentes vão passar a usar "as ferramentas científicas" para o tratamento de indícios criminais para o apuramento de provas, explicou Lucinda Barbosa, salientando o apoio de Portugal para a modernização da polícia que dirige. "Agradeço à cooperação e à Polícia Judiciária portuguesa, mas espero mais apoios não só de Portugal como de outros parceiros", no âmbito do POCN, defendeu a directora-geral da PJ guineense.

Além da disponibilização dos "kits" laboratoriais para a análise de vestígios criminais, Portugal financiou e ministrou a formação de seis inspectores guineenses que recentemente regressaram ao país após cerca de dois meses de formação em Lisboa.

Para a acção de formação aos agentes da PJ e disponibilização das sete malas, Portugal gastou 25 mil euros, disse o adido da cooperação portuguesa na Guiné-Bissau, Guilherme Zeverino, destacando que Lisboa está empenhada em ajudar a Polícia Judiciária guineense, bem como o país, a "ultrapassar as dificuldades" com que se depara.

No âmbito do Plano Operacional do Combate ao Narcotráfico - fenómeno que tem afectado a Guiné-Bissau nos últimos tempos - Portugal tem realizado varias acções, sempre em coordenação com as Nações Unidas, desde Novembro de 2007, destacou a directora-geral da PJ.

Para enaltecer os apoios de Portugal à PJ guineense, Lucinda Barbosa explicou que além dos equipamentos, "o mais importante" são os recursos humanos que a Guiné-Bissau passa a dispor na área de análise científica de vestígios criminais.”

http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=625144

Sem comentários: