Deixo as últimas do dia:
"O presumível autor da tentativa de golpe de Estado da passada quarta-feira na Guiné-Bissau, o Chefe do Estado-Maior da Marinha Nacional, o contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, foi hoje detido na Gâmbia depois de ontem ter fugido às autoridades, de acordo com a presidência do país vizinho.
“O Governo da Gâmbia anuncia a detenção do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, presumível líder da tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau a 6 de Agosto”, lê-se no comunicado da presidência enviado à AFP. “Ele chegou à Gâmbia por mar na segunda-feira dia 11 de Agosto e foi depois desta data detido pelas autoridades gambianas”, acrescenta o texto, onde ainda se garante que o Governo da Guiné-Bissau, os representantes na Gâmbia da ONU e a Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste estão a par dos desenvolvimentos.
Numa conferência de imprensa realizada ontem em Bissau, o porta-voz do exército guineense, o coronel Arsénio Balde, explicou que Bubo Na Tchuto “aproveitou uma distracção da guarda na sua residência para fugir na noite de segunda para terça-feira para a Gâmbia”. O contra-almirante aguardava a conclusão do inquérito ao caso no seu domicílio, em Tchada, no centro da cidade, e não na prisão, e devia ser submetido em breve a um interrogatório sobre os procedimentos que iria colocar em prática e sobre outras pessoas envolvidas.
A fuga do Chefe da Marinha suscitou inúmeros comentários e críticas no país já que, de acordo com alguns observadores, a saída de Bubo Na Tchuto só seria possível com a conivência de cúmplices."
Sem comentários. Pelo menos por enquanto.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1338732
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=978867
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=978931
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário