quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Guia Turístico (parte 2)

Cabo Verde, ou pelo menos a Ilha de São Vicente poderia bem servir para um estudo sobre como interpretar um guia turístico Lonely Planet ligeiramente desactualizado… A viagem não deixará de surpreender.

Novamente com a ajuda da X escrevo agora sobre o Mindelo, a cidade cultural por excelência. Conhecida por ser a cidade mais animada de Cabo Verde e segundo os próprios, das mais animadas do mundo (curiosamente em São Vicente consegue-se ouvir muitas vezes esta ideia de que são sempre qualquer coisa mais… do mundo). Talvez nos dias em que lá estive a cidade estivesse de férias... Pela noite é possível desfrutar da música ao vivo cabo verdiana, com disk jockeys reconhecidos internacionalmente e as suas várias versões de “it`s rainy day” mais qualquer coisa. Repetição em série de sucessos de há alguns anos. Mindelo destaca-se também pela gastronomia pois é famosa por ser depois de Roma, a cidade onde se podem apreciar os melhores gelados italianos. A tradição e a originalidade local é a capacidade de os servir à temperatura ambiente. Um lugar a não perder será o restaurante Pica-Pau (e este até vale a pena). É uma Instituição da cidade. Peixe grelhado e lagosta. Por outro lado o Mindelo é ainda local obrigatório para compras e afins. Conseguem-se encontrar em cada três portas uma loja chinesa e é muito prático pois estão abertas quase permanentemente e inclusive ao Domingo como é típico da invasão chinesa. Esperemos que a próxima paragem comercial não seja Bissau. Sobre a tão falada baía do Mindelo… talvez seja melhor não escrever muito mas deixo apenas um comentário: “esta baía está no grupo das 50 mais bonitas do mundo…” Destaco por último no Mindelo um pequeno hotel mas que tem quase tudo para nos sentirmos bem. Vale a pena. Chama-se Café Casa Mindelo: talvez seja mesmo o melhor do que se pode encontrar na cidade (para além dos gelados Olá). Um café que também é hotel. Estilo ocidental, decorado com muito bom gosto. Com vista sobre a baía e muito simpático para gozar das noites quentes de São Vicente. Excelente para ficar a ouvir música ou ler (já terminei o Juego del Angel).


Talvez mesmo o melhor de Cabo Verde sejam as ilhas não visitadas… mas tentámos uma: Santo Antão. Não tivemos sucesso. Ao contrário do que nos tinham informado apenas havia um barco por dia para fazer a ligação e era às 8h00 da manhã… dizem que é das mais bonitas. Um dia…

http://www.casacafemindelo.com/portugues/index.htm

Sem comentários: