domingo, 10 de agosto de 2008

Paradigma Zero

Em princípio não há grandes motivos para preocupação. Obrigado a quem se interessou. Normalmente convém aos meios de comunicação empolar um pouco a situação. Sempre vende mais. Para quem acompanha a Guiné-Bissau sabe que notícias destas surgem frequentemente, infelizmente demasiadas vezes. A tentativa de golpe de estado já passou. O principal impulsionador foi destituído do cargo e está em prisão domiciliária (é o que dizem…).

Foi semana agitada em Bissau com a publicação da decisão do Supremo Tribunal que revogou a Lei Constitucional, Excepcional e Transitória, aprovada pelo Parlamento e que prorrogava por seis meses a vigência da legislatura, a dissolução da Assembleia Nacional Popular, a queda do Governo de coligação, a nomeação do novo 1º Ministro e o anúncio dos novos Ministros. Para não falar das ameaças de morte a alguns Ministros e ao Procurador-geral da República. Passando pela histórias relacionadas com a droga e as muitas versões e rumores do dia à dia.

Parece estar tudo mais calmo.

Deixo mais uma notícia do Público deste fim de semana para ilustrar melhor a situação política:

“A tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau acabou fracassada, depois do principal mentor da operação, o almirante José Américo Bubo Na Tchuto, ter sido denunciado às autoridades e detido, anunciou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas do país.

“Frustrámos uma tentativa de golpe de Estado que deveria ter sido lançado na noite de quarta para quinta-feira por um grupo de oficiais dirigidos pelo almirante José Américo Bubo Na Tchuto, Chefe de Estado-Maior da Marinha Nacional”, avançou o coronel Arsénio Balde, porta-voz do Exército guineense.

Segundo o militar, Bubo Na Tchuto está sob prisão domiciliária a aguardar um interrogatório sobre as circunstâncias em que se preparou o golpe de Estado e eventuais cúmplices que tenha tido no seu planeamento e tentativa de execução.

“Na quarta-feira, o almirante Bubo Na Tchuto contactou por telefone vários oficiais superiores para que se juntassem a si na destituição do Presidente [da República, João Bernardo “Nino” Vieira]. Foram esses oficiais que informaram o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, o general Tagmé Na Waié, que ordenou a sua detenção”, adiantou ainda o porta-voz.

Um militar que falou sob condição de anonimato à AFP adiantou que o “almirante tentou ontem sair de Bissau para se descolar para Mansoa”, a 60 quilómetros da capital, onde está situada uma unidade de elite do Exército. Porém, Bubo Na Tchuto acabou por ser interceptado e detido.

A tentativa de golpe de Estado segue-se à dissolução do Governo do país e à exoneração do seu primeiro-ministro, Martinho N'Dafa Cabi, na sequência de grave crise constitucional que era patente desde que, no dia 25 de Julho, o histórico PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e das Ilhas de Cabo Verde) se retirou do Governo de Unidade Nacional, deixando em dúvida o que é que iria acontecer até às eleições legislativas previstas para 16 de Novembro.”

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1338277&idCanal=11

Sem comentários: