sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Western Union

Bissau foi esta semana, ao contrário do que é habitual, palco de alguma violência.

Se na semana passada dois comerciantes libaneses foram abatidos à queima-roupa na sua residência num crime que segundo as autoridades aponta para um ajuste de contas relacionado com o tráfico de drogas, esta semana Bissau foi assolado por uma estranha onde de assaltos. Sendo talvez o que chamou mais a atenção o que teve lugar nas instalações da Western Union em estilo BES de Bissau.

Dizem os jornais: “Homens armados com espingardas AK-47 e pistolas assaltaram segunda-feira de manhã uma agência da empresa de transferência de dinheiro "Western Union" situada no centro de Bissau, declarou o gerente da filial, Apa Mbodj. Durante o assalto, os bandidos roubaram cerca de 12 milhões de francos CFA (24 mil dólares americanos). "Os nossos guardas não estão armados e não conseguiram fazer face aos assaltantes. Felizmente não alimentamos muito as caixas. Os malfeitores apanharam um táxi para fugir e segui-os em vão", deplorou o gerente da agência, acrescentando que este ataque é o sinal da instabilidade e da falta total de segurança na Guiné-Bissau. "É lamentável para os investidores, porque há várias coisas que acontecem agora", disse Mbodj, que exortou o Governo a restaurar a autoridade do Estado e garantir a segurança dos cidadãos e dos investimentos no país. João Gomes, caixa da agência testemunha do assalto, afirmou que "os três assaltantes estavam armados com espingardas de assalto AK-47 e pistolas Makarov de marca russa".

Em relação ao assalto podemos fazer várias apreciações mas destaco duas curiosas (como também comentou o D). Primeiro o funcionário do Banco sabia identificar claramente as armas pelo seu nome quando provavelmente o comum dos mortais nem sabe que existem pistolas makarov e em segundo realce-se o facto de os assaltantes terem apanhado um táxi para fugir, o que demonstra que pelo menos o serviço de táxis continua a funcionar bem.

http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por001683&dte=16/12/2008

Sem comentários: