domingo, 28 de junho de 2009

Contagem decrescente

Ontem, 6ª feira, foi o último dia de campanha eleitoral e os principais candidatos às presidenciais de domingo na Guiné-Bissau chegaram finalmente à capital. Um regresso ansiado depois de três semanas em acções pelo interior do país. Consigo, os candidatos, arrastaram milhares de apoiantes (ou não) que entupiram as principais ruas da cidade e fizeram a festa com muita música e dança.

Os dois principais partidos guineenses, PAIGC e PRS, mediram forças em dois comícios separados por escassas dezenas de metros e não há notícia de qualquer confronto físico entre as partes ou incidente relevante. Aliás era bem possível ver apoiantes de ambos os lados circulando livremente entre um e outro comício, uma vez que os dois se realizaram à mesma hora. Os militares armados e polícias que procuravam fazer um perímetro de segurança tinham a vida facilitada.

Para quem chega a meio do filme, a Guiné-Bissau está em contagem decrescente para as eleições presidenciais antecipadas de dia 28 de Junho. Ao todo há 11 candidatos, mas só três são apontados como potenciais vencedores: Henrique Rosa, Malan Bacai Sanha e Kumba Yalá.




Sem comentários: