terça-feira, 2 de junho de 2009

Cooperação e boa vontade

A embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Catarina Furtado, inicia a partir de 2ª feira, 1 de Junho, uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau.

A deslocação de Catarina Furtado ao país, enquadra-se na implementação do V Programa de Cooperação entre o UNFPA e o Governo da Guiné-Bissau, para a promoção e defesa dos direitos das crianças, no que diz respeito ao acesso a serviços de saúde reprodutiva de qualidade, com atenção particular para a redução da mortalidade materno neonatal.

Trata-se de uma iniciativa resultante do protocolo existente entre o UNFPA, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), no âmbito do projecto de reforço de cuidados obstétricos de emergência nas regiões de Oio no Norte da Guiné-Bissau, e Gabú, no leste do país.

Segundo os indicadores das Nações Unidas, um em cada 13 partos na Guiné-Bissau acaba com a morte da mulher e apenas 39% dos nascimentos ocorrem com algum tipo de assistência médica. Cerca de 24% das crianças morrem antes de completarem cinco anos de vida. Nos três casos tratam-se de taxas que estão entre as mais altas do mundo.

Durante a sua deslocação, Catarina Furtado vai presidir a cerimónia da inauguração do bloco operatório do Hospital de Gabú, visitar os centros de saúde de Mansoa e Bafatá e fará igualmente recolha de imagens para o projecto "Reforço de Cuidados Obstétricos e Neonatais de Urgências nas regiões de Oio e Gabu", para uma série de quatro documentários intitulados "Dar Vida sem Morrer" a passar pela RTP, com vista á mobilização de mais fundos a favor das crianças. O objectivo do projecto é melhorar a disponibilidade e qualidade dos serviços de cuidados de saúde reprodutiva, materna, obstétricos e neonatais.

A viagem de Catarina Furtado termina com a visita à maternidade, pediatria e banco de sangue do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, a maior unidade hospitalar do país.

Alguns andam mais contentes em Bissau.

http://www.oje.pt/noticia.aspx?channelid=827CB671-D324-4A83-A1C8-D559CF5AC090&contentid=D1CD3FBA-4D5E-4755-AB4C-2880CA23F5B4

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18439

Sem comentários: