quarta-feira, 7 de julho de 2010

Movimento nacional

Comunicado de imprensa

A Direcção do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento reunida de emergência hoje, dia 7 de Julho de 2010 para a análise da situação de violência protagonizada por elementos das Forças Armadas que, espancaram brutalmente agentes de Polícia de Trânsito em pleno exercício das suas actividades laborais no dia 6 do corrente mês junto ao ALTO-CRIM em Bissau.

Este acto bárbaro atentatório ao Estado de Direito Democrático que envolve a esposa do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o seu motorista, perpetrado por militares afectos ao Estado Maior das Forças Armadas, vem mais uma vez demonstrar de uma forma nua e crua a insubordinação das Forças Armadas ao poder político e à ordem constitucional.

Infelizmente, este acto criminoso, de insubordinação e de abuso de poder acontece num momento em que alguns sectores da comunidade internacional questionam a nomeação do General António Injai para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Tendo em conta a gravidade da situação, a Direcção do Movimento da Sociedade Civil delibera o seguinte:

1. Repudiar e condenar com veemência o acto de espancamento dos agentes da Polícia de Trânsito perpetrado por militares afectos ao Estado-Maior General das Forças Armadas;

2. Responsabilizar o General António Injai, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas pelos actos cometidos;

3. Apelar ao Ministério Público e à Promotoria do Tribunal Militar no sentido de se abrir um inquérito sobre o caso com vista à responsabilização dos autores deste acto;

4. Solidarizar-se com as vítimas deste acto de espancamento bem como com o Ministério de Administração interna.

A Direcção

Sem comentários: